top of page

sábado, 19/06

|

Quinta Dos Girassóis

Oficina de Cozinha - SOURDOUGH

Possibilidades do fermento (‘sourdough’) na conceção de alimentos deliciosos e saudáveis. Bilingue (Português e inglês)

O registro está fechado
Ver outros eventos
Oficina de Cozinha - SOURDOUGH
Oficina de Cozinha - SOURDOUGH

Horário e local

19/06/2021, 14:00 – 18:00

Quinta Dos Girassóis, Rua Cabeça Do Carvalho 300, 2240-334, Cerejeira

Sobre o evento

Em formato presencial e em português e inglês, esta oficina debruçar-se-á sobre as possibilidades do fermento (‘sourdough’) na conceção de alimentos deliciosos e saudáveis. Para muitas pessoas o pão industrial não é uma boa opção devido a intolerâncias ou mal-estar digestivo. O ‘sourdough’ quebra o glúten dos cereais para criar uma massa muito mais fácil de digerir, sendo o método tradicional de fazer pão.  

Serão partilhadas receitas sobre como fazer facilmente o próprio fermento em casa e como utilizá-lo para fazer bolos, bolachas, pão, massa e mais! É muito mais fácil do que possa parecer e requer só um pouco de paciência e de planeamento. Ensinarei as minhas próprias experiências caseiras dos últimos anos e partilharei as minhas receitas preferidas. Cada participante também levará consigo no final da oficina a cultura de espelta aqui elaborada para iniciar os próprios experimentos culinários em casa. 

Eloïse Fouquet

Eu sou do Reino Unido e moro em Portugal há três anos. Sempre tive interesse pela cozinha e aprendi a cozinhar com o meu pai francês quando era adolescente. Com dezoito anos descobri que tinha grande intolerância ao trigo, soja e amendoim e foi um choque ter de passar a prestar tanta atenção ao que comia. Mais tarde, como aluna de dança no conservatório de dança contemporânea por três anos, comecei a pesquisar sobre alimentação e saúde. Também viajando pelo mundo em trabalho de voluntariado em quintas e zonas rurais, coloquei as mãos na terra e aprendi a plantar e a cozinhar comida tradicional. Aprendi sobre permacultura e culturas biológicas. Ao mesmo tempo experimentei uma alimentação vegetariana e vegana. As minhas pesquisas foram profundas e por causa dos meus problemas de saúde relacionados com a alimentação, persisti nas minhas explorações. Desenvolvi uma ética na minha escolha de comida e no estilo de cozinha que me ajudou a resolver os meus problemas digestivos com comida artesanal deliciosa. Os meus interesses mais recentes estão na preparação de fermentos e de alimentos fermentados sem glúten e utilizando produtos locais. 

Inscrições

  • Oficina de Cozinha - SOURDOUGH

    40,00 €

Total

0,00 €

Compartilhe este evento

Se continuar, estará a pagar com Cartão de Crédito.

Caso opte por pagar através de Transferência bancária, envie e-mail

geral@quintadosgirassoisfz.com

a solicitar a inscrição, anexando o comprovativo da transferência IBAN:

PT50 0010 0000 3912 2620 0018 9

bottom of page